Problemas de conectividade em rede local

Já faz algum tempo em que criei esse blog e não publico mais nada, então vamos lá com algumas dicas de pequenos problemas pelos quais eu passei com redes locais em ambientes Windows:

1- Não conseguir acessar um compartilhamento de rede pelo nome da máquina, porém pelo IP conseguir.

Nesse caso verifiquei através do comando ping que ao disparar a requisição para o endereço IP da estação a qual compartilhava a pasta ou impressora, o mesmo respondia a requisição, porém ao disparar para o hostname, quem respondia era o… roteador! Não sei se é algum bug no serviço de DNS do roteador que zoava, mas isso era bem aleatório, em algumas estações ocorria do problema, em outras não. A solução? Incluir o IP e Hostname no arquivo C:\Windows\System32\drivers\etc\hosts.

2- Impressora de rede ser alcançável em algumas estações e em outras não.

Vamos ao problema em questão: adicionei uma impressora de rede por WiFi (não há suporte a rede cabeada no equipamento). Em algumas estações, funcionava super bem, nunca dando problemas. Em outras “do nada” a impressora ficava marcando como “offline” no Painel de Controle. Você conseguia pingar ela de qualquer estação, menos da estação em questão. Na tabela ARP? Nenhuma menção ao IP ou MAC da impressora, nem mesmo o IP aparecendo com MAC zerado. Nas demais estações? Tudo certo. Se desligar e ligar a impressora, voltava a funcionar por algum tempo (as vezes semanas) sem dar nenhum problema, mas após algum tempo voltava a apresentar novamente a dor de cabeça. E isso não era exclusividade de uma estação em específico, ocorreu em todas as estações, porém de forma totalmente aleatória. A solução: criar uma entrada estática na tabela ARP, vinculando o IP e MAC da impressora ao sistema. Basta rodar o prompt de comando ou powershell com privilégios de administrador e rodar o comando mágico: netsh interface ip add neighbors “Ethernet” 192.168.0.42 00-01-02-03-04-05, vamos lá à explicação:

  • Em “Ethernet”, você coloca o nome da placa rede, exatamente igual aparece no painel de controle “Rede Local”, “Ethernet”, “Rede Sem Fio”. Não sabe qual o nome? Dá um ncpa.cpl e confere lá.
  • Onde está 192.168.0.42, você coloca o endereço IP da impressora ou estação que ocorre o problema de subir da tabela ARP.
  • Onde está 00-01-02-03-04-05 você coloca o endereço MAC do dispositivo, você pode descobrir qual é ele, procurando uma etiqueta no equipamento ou… dando o comando arp -a em uma estação em que esteja funcionando e vendo qual MAC aparece pro IP em questão.

E era isso, fácil, simples e rápido. Mas é óbvio que na hora, você não descobre tão fácil, nem tão simples, nem tão rápido assim. Fica a dica para vocês.

Deixe um comentário